Mapas tipográficos de cidades

Ruas, praças e avenidas feitas de letras. Assim de simples (e brilhante) é a ideia de Ben Brommell, um estudante de cinema da cidade de Toronto (Canadá). Ben dedicou cem horas a este projeto feito com Adobe Illustrator e o Google Maps como base das capturas de imagens da tela do computador. Ben desenvolveu também um mapa tipográfico só de estradas, sem palavras nos quarteirões. O mapa tipográfico de Toronto segue o caminho aberto pelo estúdio americano Axil Maps (que fez mapas tipográficos de cidades como Nova Yorque, Boston, Chicago ou San Francisco), Paula Scher (que publicou um livro de mapas inexatos feitos com tipografia) ou o estúdio espanhol Que maten al diseñador (mapa tipográfico da cidade de Valência). 

Paula Scher pensa que “as palavras têm significado e a tipografia espírito”. Também que os “livros são edifícios construidos com azulejos coloridos”. Como será o caminho dos mapas subjetivos de Paula, também seguido pelas cartografias emocionais de Christian Nold, na era digital?  Na era do GPS, das mídias sociais e das visualizações de dados em tempo real os mapas tipográficos podem ser ainda mais relevantes e sorprendentes. O trabalho cartográfico desenvolvido por Luke Dubais mostra como os dados dos perfis das redes sociais dos cidadãos criam uma nova capa nas cidades, dos países: uma nova cartografia. No projeto A more Perfect Union Luke construiu mapas com as palavras mais repetidas dos usuários das redes. Nova Iorque, por exemplo, no mapa aparece com o nome de now (agora). Nova Orleans é flood (inundações). Luke fez alguns mapas de cidades, onde cada bairro é substituido por uma palavra.

Em pouco tempo, com o crescimento das tecnologias de geolocalização, vamos ver surgir mapas tipográficos de ruas, até de edifícios concretos, em tempo real. A subjetividade  dos perfis das redes e o fluxo de conteúdo dos mesmos podem chegar substituir a falsa objetividade dos mapas oficiais. 

 

 

Sem comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mapas tipográficos de cidades | Futura Media | Media Brasileiro - [...] Mapas tipográficos de cidades | Futura Media Tweet This Post Mídia, Opiniao << Temperaturas ...

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>